Existe idade máxima em concursos públicos? Entenda!


No entanto, se ele já foi servidor público e se aposentou no Regime Próprio de Previdência Social ele não poderá acumular os proventos da aposentadoria e a remuneração do cargo público, devendo optar por apenas um deles. Uma alternativa viável para que é aposentado pelo serviço público está no retorno para o mesmo cargo. O procedimento, conhecido como reversão, é previsto pela lei 8.112, art. 25.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai abrir um novo concurso para formação de cadastro de reserva no cargo de analista judiciário, em diversas especialidades. Segundo o edital da seleção, publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, o salário oferecido será de R$ 12.455,30. As exceções são os concursos das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Bombeiros, para os quais é preciso ter, download cursos google drive em geral, entre 18 e 30 anos. Isso porque as carreiras dessas corporações requerem atividades com esforço físico acentuado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Qual o limite de idade para prestar concurso público?

Mas, por exemplo, se uma pessoa com 74 anos decidir prestar concurso público, deve verificar o tempo mínimo de serviço para fazer jus à aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Essa lei se aplica a todos os servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No entanto, o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre isso é de que o estabelecimento de idade para inscrição no concurso só é legítimo quando justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

Fale com advogados especialistas em Concursos Públicos, Servidores Públicos e Militares

Dessa forma, legalmente, não há limite de idade, contudo, a limitação pode-se encontrar nos pré-requisitos como o nível de qualificação que pode ser nível médio, tecnólogo ou superior, por exemplo. A jurisprudência dos tribunais e a própria lei se altera com o tempo e pode ser que ao longo da execução de um concurso público a lei seja alterada, assim como o entendimento sobre o quesito idade dos candidatos. Então, nesses casos, é possível alegar que a administração pública, ao permitir a participação do candidato, dá a ele o direito de nomeação e posse do cargo. No entanto, no Regime Próprio de Previdência Social, é adotado para a maioria dos servidores públicos de cargo efetivo no Brasil, sejam eles entes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e está previsto no artigo 40 da Constituição Federal. No Regime Geral de Previdência Social, enquadram-se os servidores públicos, servidores temporários, servidores comissionados que optem por esse sistema e trabalhadores da iniciativa privada, regulamentados pelo artigo 201 da Constituição Federal.

No caso da Aeronáutica, os limites de idade são para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar – não ter menos de 14 anos nem completar 19 anos de idade. Em sua maioria, os tribunais, compreendem que é ilegal a eliminação do candidato devido à idade em fases posteriores ao ato da inscrição. Por isso, o candidato que se sentir injustiçado pela obstrução em realizar o concurso é possível recorrer ao judiciário visando garantir seu direito. Então, suponhamos que a execução das funções do cargo exige uma preparação física elevada, então acaba sendo compreensível que um candidato de 25 anos tenha mais facilidade de exercê-lo do que um de 55 anos. A outra grande maioria se enquadra no regime celetista, que também apenas prevê o regime de trabalho integral a partir dos 18 anos de idade. Nesse sentido, o edital apenas irá replicar a lei estadual aplicável aos policiais militares e bombeiros.

Qual a idade máxima para prestar concurso público?

A busca por estabilidade e boas oportunidades de carreira tem levado muitas pessoas a considerar a possibilidade de ingressar no serviço público por meio do concurso publico. No entanto, uma dúvida comum entre os candidatos é qual a idade máxima permitida para participar desses processos seletivos. Segundo a Constituição Federal, no artigo 7º, inciso XXX, não há uma idade máxima para prestar concurso público. A questão do limite de idade para concurso público é um pouco mais complexa se levarmos em consideração que é necessário ter ao menos de 10 anos na carreira no mesmo órgão e mais 5 anos no último cargo público efetivo para poder se qualificar ao recebimento de aposentadoria. (Esses valores devem estar compreendidos no tempo de contribuição total). Como vimos, a idade não é um impeditivo para prestar concursos públicos.

Sendo assim, não deixe de arriscar por pensar que os mais jovens levarão vantagem. De qualquer maneira, é fundamental atentar ao que é indicado no edital para saber se há alguma limitação quanto a idade e se essa exigência se enquadra nos requisitos legais. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do  art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública,  ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os  cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração. O Regime Próprio de Previdência Social se refere a servidores que possuam cargos efetivos na União, nos Estados, nos Municípios e no Distrito Federal.

Os prazos de inscrição, valores, datas de provas e formas de seleção estão disponíveis nos editais e o g1 levantou as informações sobre os certames. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas (com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos), no dia 1º de dezembro. Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

[NAO USAR] Guia de Carreiras

Com essa modalidade de curso superior, é possível cumprir rapidamente os requisitos exigidos para os cargos mais concorridos. Lembre-se de que o curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação. Entretanto, também é possível que esse mesmo candidato tente judicializar o caso, consiga uma decisão favorável e retorne ao concurso público. Além disso, também pode se aposentar de forma compulsória e voluntária, após o cumprimento de 10 anos de exercício no serviço público e 5 anos no cargo que deu origem à aposentadoria.

Pode valer a pena dedicar o seu tempo com os estudos, ainda que já esteja com uma idade mais avançada. Por isso, o candidato que se sentir injustiçado pela obstrução de realizar o concurso talvez possa recorrer ao judiciário, visando garantir seu direito. Então, suponhamos que a execução das funções do cargo exige uma preparação física elevada, acaba sendo compreensível que um candidato de 25 anos tenha mais baixar cursos google drive facilidade de exercê-lo do que um de 55 anos. Seja você menor de 18 anos ou mais velho, quanto antes você começar a estudar e se preparar para o cargo que você sonha, maiores são as chances de você conquistar a sua aprovação. A Lei Complementar n.º 152, de 3 de dezembro de 2015, estipula a aposentadoria compulsória aos 75 anos para a maioria dos servidores do sexo masculino e aos 70 anos para as servidoras do sexo feminino. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

Além disso, os requisitos para a inscrição em concurso público devem ser verificados com base na legislação vigente à época da realização do certame. Importante destacar que o seu tempo de trabalho na iniciativa privada anterior a sua aprovação no concurso público poderá ser considerada para o cálculo da sua aposentadoria. Além disso, se você conquistar sua oportunidade aos 65 anos, por exemplo, ainda poderá desfrutar de 10 anos de remuneração e benefícios do cargo público antes da aposentadoria compulsória. Apesar dos termos (nesse caso) não poderem ser aplicáveis para a Aposentadoria Especial dos Servidores, o tempo de contribuição ainda poderá ser incluído na aposentadoria pelo INSS (Regime RGPS). I – a nacionalidade brasileira;II – o gozo dos direitos políticos;III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;V – a idade mínima de dezoito anos;VI – aptidão física e mental.

No entanto, não há qualquer menção a limite de idade para concurso público na Constituição Federal. Normalmente, é o aplicado em cargos administrativos, tais como bancos, tribunais e fiscalização. No entanto, concursos para a área policial ou Forças Armadas podem pedir máximo de 65 anos em razão da natureza das atividades. É importante frisar que o ingresso no serviço público é protegido pela lei 10.741, o Estatuto do Idoso. Como explicado anteriormente, normalmente não existe idade máxima para prestar concurso público. Todavia, a Lei Complementar nº 152, de 3 de dezembro de 2015, prevê a aposentadoria compulsória aos 75 anos.