O que é SEO: como fazer para alcançar o topo do Google em 2024


Nesse processo, são avaliadas as técnicas de SEO aplicadas para que, na sequência, a página seja indexada. Essa lógica foi definida quando Larry Page e Sergey Brin lançaram o Google, em 1998. O novo mecanismo de buscas representou uma verdadeira inovação no que diz respeito aos critérios para hierarquizar os websites.

SEO on-page

É quase certo que seus clientes em potencial recorrem ao Google quando têm um problema. Dependendo de onde eles estão na jornada do comprador , a forma como pesquisam e as consultas que usam serão diferentes. A otimização da slug é importante tanto para o usuário quanto para os robôs do Google, uma vez que sua função é ser descritiva e apontar de forma resumida o que será encontrado na página. PBN nacional Além disso, é preciso analisar a concorrência para saber para quais termos eles já estão ranqueando. Assim, fica mais fácil escolher as palavras-chave com mais oportunidades de classificar e também qual tipo de conteúdo mais se destaca para aquele público. Assim, dependendo da atualização, podem haver flutuações no ranqueamento da SERP, no tráfego ou até nas palavras-chave de um site.

Por que fazer SEO?

Rastreamento, indexação e exibição de resultados

O Gemini é uma inteligência artificial generativa e multimodal, considerada a sucessora dos modelos LaMDA e PaLM 2, e foi projetada para competir diretamente com o GPT-4 da OpenAI. O próprio Google já falou abertamente que a velocidade é um fator de rankeamento — em 2010, para as buscas em desktop e, em 2018, para as buscas mobile. Já o Google Alertas pode servir para alertar sobre menções à sua marca que são boas oportunidades de ganhar backlinks.

Motivo 2. A maioria das páginas não recebe tráfego do Google

SEO, por sua vez, são apenas estratégias orgânicas, que não envolvem compra de mídia. Por isso, o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) costumam ser resultados do SEO. Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Mas se o usuário digita “pizzarias em belo horizonte”, os resultados focam na região que ele digitou na busca, independentemente de onde ele está localizado. Para exibir resultados locais na SERP, o Google busca compreender Pacote de autoridade a intenção da busca local do usuário. Uma mudança também impactante foi o anúncio do Mobile-First Index, a partir de 2016, que passou a considerar primeiramente a versão mobile dos sites para o rankeamento.

Esses anúncios são mostrados na parte superior dos resultados de busca e marcados como “patrocinados”. O SEO foca em melhorar o posicionamento orgânico de uma página no Google, enquanto o SEM (Search Engine Marketing) permite promover um site através de mídia paga. Mas não estamos pagando nem perto desse valor por nossos esforços de marketing de conteúdo, então é razoável dizer que o SEO é mais econômico a longo prazo.

Existem dois sites que podem ajudar você a implementar esses rich snippets. Todos esses elementos fazem o Google entender o que a imagem exibe, indexá-la para a busca no Google Imagens e torná-la mais uma fonte de tráfego. Por isso, o texto alternativo sempre deve ser uma descrição da imagem e, sempre que possível, contendo a palavra-chave. Eles rastreiam as URLs das páginas para entender o seu foco central, já que trazem termos que resumem o tema da página.

Você precisa identificar o que o seu tema e a sua persona demandam, além de avaliar a capacidade de produção de conteúdos do seu negócio. Não adianta publicar centenas de conteúdos que não são relevantes nem atendem às dúvidas dos usuários — isso seria um tiro no pé. Publicar vários posts no início de um blog e depois deixá-lo parado também não serve.

Quando falamos de buscadores, falamos não apenas do Google, mas também do Bing, Yahoo! Até mesmo o YouTube e o Pinterest, por exemplo, podem ser entendidos como mecanismos de busca, já que são bastante usados para encontrar conteúdos. E isso significa não apenas ter o melhor conteúdo, mas também oferecer uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura das páginas ao Google. Lá estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam. Além disso, implementar uma estratégia de SEO eficaz requer tempo, paciência e um compromisso contínuo com a qualidade e a melhoria. Basicamente, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Algum trabalho realizado de forma adiantada pode gerar frutos para o tráfego orgânico lá na frente. Para aproveitar ao máximo de SEO, é importante entender o que ele é, como funciona e por que pode te ajudar. A HubSpot usa as informações que você nos fornece para contatá-lo sobre nosso conteúdo, produtos e serviços relevantes. Sites como TinyPNG facilitam Pacotes de backlinks a compressão em lotes, mas o Squoosh, do Google, é conhecido por comprimir imagens a níveis microscópicos. Normalmente, manter seus arquivos em nível de kilobytes (KB) já é o suficiente para garantir a velocidade do seu site. Se você estiver tentando enviar uma imagem para um blogpost, por exemplo, examine o tamanho do arquivo.

E, mesmo que o usuário digite o termo com erros ou variações, como “bagajem de mão” ou “bagagens de mão”, o Google vai compreender a intenção de busca do usuário e apresentar a sua página a ele. É importante saber que o Google já tem inteligência para entender as intenções das buscas, a linguagem humana e as variações de termos que podem ocorrer. A seguir, você vai entender melhor o que são palavras-chave e quais são os tipos de termos com os quais você pode trabalhar. Digamos que você esteja iniciando um blog no seu site e identifique a palavra que mais direciona tráfego para ele. Para começar uma estratégia de SEO, é preciso contar pelo menos com as ferramentas básicas.

Existem alguns plugins SEO que fazem o trabalho pesado por você, por isso não precisa se preocupar em quebrar alguma coisa. O primeiro usa o potencial da IA para produzir conteúdos que vão alimentar o seu site, redes sociais, CTAs, e-mail marketing e afins, otimizando tempo e investimentos. Outra ótima forma de atrair links de entrada é usar seu blog para publicar artigos relacionados aos eventos ou às notícias atuais. Assim, seu conteúdo pode ser vinculado por um influenciador do setor ou por outro blog relevante.